RESULTADO DE BUSCA
A PERCEPÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE (DES)RESPEITO NA ESCOLA
Autor Principal: Glaucia Juiana Freire Rangel        Co-autores: Andressa Carolina Scandelai Parra, Giovana Guerra de Oliveira, Luciana Aparecida Nogueira da Cruz
Resumo: O objeto de pesquisa do presente estudo é sobre a relação de (des)respeito entre os integrantes da instituição escolar alunos, professores e funcionários. Nos pautamos na teoria do desenvolvimento moral de Jean Piaget importante estudioso da área da Psicologia moral para análise e subsidiar a análise dos dados coletados. Tínhamos como hipótese que as escolas ao lidar com os conflitos ou transgressão a alguma regra fazem uso de ameaças e há desrespeito entre alunos e professores. Essa pesquisa é um recorte de uma pesquisa maior que avaliou o Clima Escolar de quatro escolas de ensino fundamental II, tendo 1.031 alunos dos 7º, 8º e 9º anos e 58 professores respondentes. O objetivo foi avaliar a percepção dos participantes sobre as relações de respeito e desrespeito na escola. O método adotado é do tipo descritivo e quanto a natureza dos dados é quantitativa e correlacional. O instrumento foi um questionário composto por itens que avaliam as percepções dos sujeitos a respeito de dimensões que constituem o clima escolar. Para alcançar o objetivo deste estudo analisamos cinco itens do questionário. Concluímos com a análise dos resultados que ainda prevalece a coação e o respeito unilateral nas relações sociais na escola.,
Palavras-chave: desenvolvimento moral. respeito. ensino fundamental
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

Estatísticas:
6
acessos
4
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO