RESULTADO DE BUSCA
CENTRO EDUCACIONAL DE JOVENS E ADULTOS: DOCUMENTOS ESCOLARES E A GESTÃO DEMOCRÁTICA
Autor Principal: Camila Petrucci dos Santos Rosa        Co-autores: Eliana Marques Zanata
Resumo: A formação e implementação dos documentos escolares, são fatores fundamentais para a organização escolar. A maneira como esses documentos serão elaborados reflete sobre o tipo de gestão da instituição. No contexto da EJA, há desafios e especificidades que precisam ser postuladas nos documentos, no sentido de caracterizar e atender as necessidades dessa modalidade de ensino. As políticas públicas por sua vez, também interferem e interagem na maneira como os documentos escolares serão constituídos. Neste sentido, nos fica a seguinte pergunta: Quais elementos da formação desses documentos interferem na prática de uma gestão democrática? O presente trabalho tem o objetivo geral de identificar quais os processos legislativos e regulamentares que efetivam uma gestão escolar direcionada a especificidade da Educação de Jovens e Adultos. Com isso, temos como objetivos específicos: a) Investigar e descrever como se dá o histórico de organização e reconhecimento da especificidade da EJA no município; b) Refletir sobre o processo de formação do Projeto Político Pedagógico e suas implicações na realidade escolar; c) Analisar como os documentos escolares legitimam a prática da gestão democrática. Adotando o cunho metodológico dos estudos sobre o cotidiano, este trabalho tem procedimentos e análises qualitativas de cunho etnográfico referindo às práticas ocorridas no EJA, ao PPP (Projeto Político Pedagógico), Plano de Gestão e Regimento Escolar; além das proposições da APM (Associação de Pais e Mestres).,
Palavras-chave: documentos escolares. gestão democrática. educação de jovens e adultos.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 4 - Políticas e Práticas na Educação de Jovens e Adultos

Estatísticas:
8
acessos
5
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO