RESULTADO DE BUSCA
PROJETO BOLINHAS DE GUDE: DESCOBRINDO OUTRAS FORMAS DE ENSINAR, APRENDENDO OUTROS JEITOS DE APRENDER.
Autor Principal: CRISTIANE PEREIRA DE SOUZA FRANCISCO        Co-autores: Fernando Donizete Alves
Resumo: Este trabalho aborda as possibilidades do brincar como conteúdo das aulas de Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, dado sua indiscutível importância para desenvolvimento e aprendizagem infantil. Essa discussão se torna mais significativa quando pensamos no primeiro ano do Ensino Fundamental que recebe crianças de cinco anos e meio até seis anos em que o brincar ainda é uma atividade de grande interesse e intensidade. Diversificar e aprofundar esse repertório lúdico é um papel importante da Educação Física, por meio da incorporação de um brinquedo e da aquisição de elementos do brincar desencadeando aprendizagens e ganho de desenvolvimento. A brincadeira de bolinha de gude foi objeto de investigação desse estudo, num cenário de abordagem das brincadeiras ou jogos tradicionais proposta como temática para as aulas de educação física de uma turma de primeiro ano. O objetivo do estudo foi discutir as possibilidades de ensino e de aprendizagem da brincadeira de bolinha de gude frente ao protagonismo das crianças ao longo do processo. O que elas ensinaram e aprenderam sobre brincar de bolinha de gude. Tal contexto se mostrou possível pela sensibilidade da professora aos conhecimentos e saberes trazidos pelas crianças, reconhecendo a criança como protagonista desse processo de aprendizagem. Descobrindo assim outras formas de se ensinar e aprendendo outros jeitos de se aprender.,
Palavras-chave: intervenção pedagógica. bolinha de gude. anos iniciais do ensino fundamental.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

Estatísticas:
7
acessos
4
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO