RESULTADO DE BUSCA
O ENSINO DE FÍSICA E A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL - UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Autor Principal: Cesar Vanderlei Deimling        Co-autores: Natália Neves Macedo Deimling , Roseli Constantino Schwerz, Adriana da Silva Fontes , Jaqueline Jora de Vargas
Resumo: É de comum acordo que programas de formação continuada desempenham um papel relevante na prática docente, em especial, quando desenvolvidos com os professores dos anos iniciais da Educação Básica em função da necessidade de uma formação polivalente que demande conhecimentos de diferentes áreas de formação e que costumeiramente não são abordados nos cursos de graduação em pedagogia. Neste sentido, este trabalho visa compartilhar os principais resultados obtidos a partir de um curso de formação continuada para professores de ciências do ensino fundamental I, em especial, apresentar uma discussão sobre como estes professores compreendem certos conceitos de Física relacionados com a disciplina de Ciências. A partir dos dados coletados foi possível verificar a existência de lacunas na formação desses profissionais, principalmente com relação à quantificação de grandezas Físicas envolvidas em conceitos básicos abordados na disciplina de Ciências. Por meio de questionários aplicados antes e depois de cada encontro, foi possível verificar uma contribuição significativa do projeto na compreensão de conceitos da Física dos professores envolvidos, o que demonstra a necessidade do aumento do número de ações formativas aos professores dessa etapa da escolarização básica.,
Palavras-chave: ensino de ciências. formação de professores. ensino fundamental i
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
18
acessos
12
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO