OS ENCONTROS DA PRÁTICA DOCENTE NO COTIDIANO ESCOLAR | |||
Autor Principal: | Camila Petrucci dos Santos Rosa Co-autores: Luciana Haddad Ferreira, Camila Rodrigues | ||
Resumo: | Atualmente, as discussões acerca da prática docente e do trabalho do professor vem criando cada vez mais força dentro do ambiente acadêmico. As questões presentes dentro do cotidiano escolar constantemente emergem do chão da escola, para que haja uma reflexão entre a teoria e prática. Tomando como pressuposto que a prática e a teoria dentro do ambiente escolar são elementos indissociáveis, o presente trabalho vem com o objetivo de fomentar discussões acerca da prática docente. Primeiramente, essa pesquisa irá se embasar na teoria histórico cultural, para fomentar as discussões acerca das relações que são criadas dentro do ambiente escolar. Ao vermos que a historicidade está presente também na formação e prática do professor, evidencia-se a necessidade de fortalecer cada vez mais o olhar para a prática cotidiana. Nos estudos sobre o cotidiano, podemos nos debruçar sobre como a escola é um ambiente vivo, que está constantemente interagindo e criando diferentes táticas e estratégias. Percebe-se com isso, a necessidade da formação de um professor reflexivo que seja autor e criador de seu próprio trabalho, com fundamentos e intencionalidade. Nesse sentido, a produção acadêmica também entra em discussão dentro do presente trabalho, com a intenção de fortalecer a proximidade destas cada vez maior com o chão da escola. , | ||
Palavras-chave: | prática docente. cotidiano escolar. professor reflexivo | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada | |
Estatísticas: | 6 acessos |
3 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!