RESULTADO DE BUSCA
O COLORIR COMO OBJETO DE ENSINO, UMA BREVE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Autor Principal: Ana Julia Zainun        Co-autores: Laura Cunha Hanitzsch, Ana Paula Pacheco Moraes Maturana
Resumo: Sabe-se da importância da estimulação infantil e do planejamento do ensino para que crianças pequenas adquiram novas competências. Considerando uma demanda específica de uma professora, o objetivo do estudo foi ensinar o comportamento colorir a fim de subsidiar possíveis atividades futuras que exijam o comportamento de pintar, desenhar, noção espacial, comportamento fino motor, criatividade que sejam necessários em contexto de sala de aula ou fora dele. Participaram três crianças de aproximadamente três anos, alunas de um curso de inglês que precisavam desenvolver essa habilidade e a professora das mesmas. Por meio da consultoria colaborativa utilizou-se uma sequência didática a partir do referencial teórico da Análise do Comportamento e da técnica de esvanecimento. Contudo, compreendeu-se que a habilidade de colorir conforme esperada pela professora não pode ser realizada totalmente por conta da maturidade motora das crianças. Apesar disso, após a intervenção foi observável o desenvolvimento do comportamento, no sentido de aumentar sua amplitude e a importância de consultorias colaborativas entre psicologia e educação.
Palavras-chave: Consultoria Colaborativa. Sequência didática. Análise do Comportamento.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil

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