RESULTADO DE BUSCA
A ORDEM DA UNIVERSIDADE: COMO (CON) FORMAMOS NOSSO REGIME DE VERDADE?
Autor Principal: Laura Henrique Corrêa
Resumo: O discurso se materializa socialmente e como produto social gera instituições dos mais diversos espéculos. A universidade, ainda que um respiradouro da humanidade, em alguma medida reflete um sistema de exclusão discursiva. Neste estudo, buscou-se fazer uma aproximação do pensamento de Michel Foucault na obra A ordem do discurso (2014) ao campo educativo, demonstrando como que espécies de filtros sociais podem atuar antes do educando existir ao sistema educacional e posteriormente ao seu ingresso, em uma multiplicidade de forças que mais expelem do que potencializam o pensamento. No percurso pode-se observar mais detalhadamente que do todo social, temos os excluídos: poder, desejo externo que controla a entrada, segrega, separa e confina a vontade de saber. Deles, os rejeitados: que foram condicionados pelas normas de funcionamento. Deles, os limitados: que se submeteram ao desnível e ao acaso. Deles, os sujeitados: que conformaram seu discurso. Deles, os que passam pelo teste da polícia discursiva: que tiveram a permissão restrita. Resta então os seletos que passam a integrar o discurso científico e, talvez, retornem ao ciclo compondo o então extrato do grupo doutrinário. Ao final desta análise, parece razoável sinalizar que nesse mecanismo de produção da verdade já (con)formado historicamente, a exclusão é utilizada para legitimar determinadas verdades e consequentemente criar poderes. Esse processo no campo educativo opera integrando um sistema classificatório da ordem dos corpos e dos discursos, que produz o efeito de cercear a elaboração de conhecimentos e corpos dentro de determinados círculos, que ao mesmo tempo que valoram fortemente algumas vertentes e fabricam corpos privilegiados, condenam outras ao esquecimento e confinam suas carnes. ,
Palavras-chave: universidade; regime de verdade; filtros sociais.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 5 - Políticas e Práticas no Ensino Superior

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