A AVALIAÇÃO FORMATIVA EM SALA DE AULA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A SUA APLICAÇÃO | |||
Autor Principal: | Karina Nomidome de Senna | ||
Resumo: | Em se tratando de trabalho docente, o tema avaliação é de extrema relevância para o direcionamento e a construção da aprendizagem. O presente trabalho critica a aplicação soberana da avaliação somativa em sala de aula, visto que existem diversas possibilidades de aplicar uma avaliação formativa no curto espaço de tempo do qual dispende o professor. Portanto, este trabalho traz como objetivo relatar a aplicação da avaliação formativa, através de um instrumento denominado composição extensa e espera-se que os resultados aqui relatados tragam contribuições positivas para a potencialização da aprendizagem por meio da aplicação mais expressiva da avaliação formativa. Concluiu-se que tal modalidade de avaliação, apesar de movimentar e alterar algumas direções das aulas tradicionais, é de extrema importância para a eficácia do ensino-aprendizagem e para o incentivo de um papel mais ativo dos alunos quando da busca por informações, além disso, ressalta-se que a articulação da aplicação de uma avaliação formativa com o tempo de cada aula é um desafio passível de superação, quando levamos em conta a importância deste modelo avaliativo para a aprendizagem dos alunos. , | ||
Palavras-chave: | biologia. avaliação. educação. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio | |
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