A USABILIDADE DE EXPERIMENTOS REMOTOS NO ENSINO DE CIêNCIAS E BIOLOGIA | |||
Autor Principal: | Rafael César Bolleli Faria Co-autores: Eduardo Galembeck | ||
Resumo: | O acesso remoto pode representar um modo fácil de disponibilizar a interação com experimentos reais e promover situações que propiciem à Alfabetização Científica. Dessa maneira, buscamos responder a pergunta: "Qual é a usabilidade dos experimentos remotos desenvolvidos para fornecer suporte ao ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia?" Além de desenvolver os experimentos e a comunicação destes experimentos com os usuários, utilizamos as vivências dos alunos e professores de Biologia do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes para analisar a usabilidade por meio da escala de concordância de cinco pontos elaborada por Likert. Verificamos pelas respostas dos alunos, uma excelente aceitação dessa inovação pedagógica, acima de 90%. Opinião confirmada por professores de Biologia do Campus. Para 89% dos alunos, o uso do experimento remoto proporcionou um ganho no aprendizado. As limitações encontradas na utilização dos experimentos remotos desenvolvidos no LTE, estão na disponibilidade de acesso à internet para os alunos nas Escolas públicas de MG, como também na manutenção cotidiana dos experimentos. Os experimentos remotos desenvolvidos e disponibilizados mostram potencial para ser utilizados como meio de disseminar a prática experimental de conteúdos biológicos entre alunos e professores que não dispõem de laboratórios., | ||
Palavras-chave: | ensino de ciências. laboratório remoto. microcontroladores. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 7 - Políticas e Práticas de TDIC na Educação | |
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